viernes, 25 de marzo de 2016

Santo Sábado, 26 de março (clique aqui)



Hoje nós não meditar um evangelho em particular, uma vez que é um dia que nenhuma liturgia. Mas Maria, a única que se manteve firme na fé e esperança após a trágica morte de seu Filho, nos preparamos, no silêncio e na oração, para celebrar a festa da nossa libertação em Cristo, que é o cumprimento do Evangelho.

A coincidência de eventos entre a morte e ressurreição do Senhor e da festa judaica anual da Páscoa, comemorando a libertação da escravidão no Egito, pode compreender o sentido libertador da cruz de Jesus, o novo cordeiro pascal, cujo nós sangue preserva morte.

Outra coincidência no tempo, menos acentuada, mas, no entanto, muito rico sem sentido, há o feriado judaico semanal de "Sabá". Ela começa na sexta-feira à tarde, quando a mãe de família acende as luzes em cada casa judaica, que termina sábado à tarde. Isto lembra que, após a obra da criação, tendo feito o mundo a partir do nada, Deus descansou no sétimo dia. Ele quis que o homem também descansar no sétimo dia, em ação de graças pela beleza da obra do Criador, e como sinal da aliança de amor entre Deus e Israel, Deus está sendo chamado na liturgia judaica do Sabbath como o marido Israel. O sábado é o dia convidando a todos para acolher a paz de Deus, o seu "Shalom".

Assim, após o trabalho doloroso da cruz, "tocar que o homem é reforjada", nas palavras de Catarina de Siena, Jesus entra em seu descanso, ao mesmo tempo em que a primeira luz da luz Sabbat: "está consumado" (Jo 19,3). Agora que terminou a obra da nova criação: o velho prisioneiro de nada do pecado torna-se uma nova criatura em Cristo. A nova aliança entre Deus ea humanidade, que nada pode quebrar, ele acaba de ser selado, e que, doravante, todos infidelidade pode ser lavado no sangue e água que flui da cruz.

A Carta aos Hebreus diz: "Um descanso, o sétimo dia é para o povo de Deus" (Hb 4,9). A fé em Cristo nos dá acesso a ele. O nosso verdadeiro descanso, a nossa profunda paz, não um dia, mas para a vida, é a esperança plena na infinita misericórdia de Deus, de acordo com o convite do Salmo 16: "Minha carne repousará em esperança, para o seu você não vai abandonar minha alma para o abismo. " Com um novo coração nos preparamos para celebrar com alegria o casamento do Cordeiro e permitir-nos para se casar plenamente o amor de Deus manifestado em Cristo.

  Nós compartilhamos seu irmão em Cristo, padre Santiago Zamora
 #diario #padresantiagozamora #evangelio #sacerdotessinfronteras #jesus #cristo #iglesia #biblia #cristianismo

No hay comentarios:

Publicar un comentario